Liturgia dos Coroinhas

Para cristãos da igreja católica! Em especial Coroinhas e acólitos!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ano novo, vida nova, mesmo amor Deus

Esta festa foi estabelecida pelo Papa Pio XI em 11 de março 1925. O Papa quis motivar os católicos para reconhecer em público que o líder da Igreja é Cristo Rei. Mais tarde a data da celebração foi mudada dando um novo senso.
O ano litúrgico termina com esta que salienta a importância de Cristo como centro da história universal. É o alfa e o ômega, o princípio e o fim. Cristo reina nas pessoas com a mensagem de amor, justiça e serviço. O Reino de Cristo é eterno e universal, quer dizer, para sempre e para todos os homens.

Festa do Cristo Rei do Universo

Da inicio ao ano litúrgico no caso desse ano de 2013 o inicio do ano A. É uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela celebramos Cristo que é o Rei do universo. O seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.

Edição, revisão; Lucas A.


Fotografia: Arthur A. (Internet, ícone do Cristo Rei do Universo)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Setembro o mês.


Mês de setembro mês da Bíblia

A bíblia livro grande que parece que não acaba tem sequências de coisas como frases tranquilizantes, consoladoras, pedidos, agradecimento, amor pedido, paz, vida luz, céu, pecado e etc. muito difícil acharmos pessoas novas que já leram à bíblia e ela e a única coisa entre nos e Deus o resto foi criado inconsequentemente para ajudar na nossa fé em Deus Pai. Para a comparação da Bíblia católica e protestante e só colocá-la em qualquer capitulo que você verá a explicação de algum versículo e você saberá que e católica ou para maior autentificação olhe se tem todos os 74 livros no índice, porque os protestantes tiram livros para que nenhum do quais leiam e creiam que nossa senhora existe e mude de igreja.
           Coroinhas: Luiz Felipe & Vinicius

terça-feira, 11 de junho de 2013

Mês de Maio mês de Maria

 
Um título conferido a mãe de Jesus, representada em um ícone de estilo bizantino.Na representação da Virgem da Paixão, os arcanjos Miguel e Gabriel, na parte superior, de um lado e do outro de Maria, apresentam os instrumentos da paixão. Um dos arcanjos segura a cruz e o outro a lança e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre.(Jo 19,29). Ao ver os quais, o menino (Jesus) se assusta e agarra-se à mãe, enquanto uma sandália lhe desata do pé.Um ícone  é venerado desde 1865, na igreja de Santo Afonso, dos redentoristas, na Via Merulana. Vindo da ilha de Creta e estado antes na Igreja de São Mateus, igualmente em Roma, onde tinha sido solenemente entronizado no ano de 1499, e do qual se contam muitos milagres e histórias.A tipo da Mãe de Deus da Paixão está presente no repertório da pintura bizantina desde, no mínimo, o século XII (21). No século XV(15), esta composição que prefigura a paixão de Jesus, é difundida em um grande número de ícones.       Lucas A. E.



segunda-feira, 10 de junho de 2013

Tempo Comum

Tempo verde

Esse tempo comum e onde conta as coisas da vida normal de Jesus e não tendo uma comemoração não se é necessário usar turíbulo somente velas e castiçais e lembro-vos que tendo comemoração como Missa Festiva, aniversario, etc. Também podemos usar o turíbulo.


domingo, 21 de abril de 2013

Quaresma e semana santa



 Semana Santa

Quaresma
Estamos no tempo da quaresma em que representa jesus nos quarenta dias e quarenta noite que ele foi atentado pelo demônio e ficou sem comer e beber, nesses domingos que estão dentro da quaresma não fazemos muita "sala" como, não batemos sino e nem entramos com vela e não batemos palmas, nem nós coroinhas nem o povo bate palma.Dependendo do costume do lugar.

Domingo de Ramos

No domingo  de ramos é apropriado que saímos da igreja para uma igreja menor, ou um local que não seja dentro da igreja que ocorrerá a missa.Tem que está preparado a cruz com os ramos a água para bença dos ramos, as velas,turibulo,incenso,missal romano, e as roupas de coroinha,neste dia se usa as toalhas vermelhas. Normalmente temos dois evangelhos nenhum deles se usa os castiçais com velas, nem turibulo. Exeto o primeiro que se usa velas.

As outras eventuais coisas acontecem normalmente como em um domingo comum.Forma de procissão:

Turibulo           naveta 

vela         cruz         vela

missal

outros coroinhas 

equipe de liturgia 


 padre 
  


Quinta feira Santa


Simboliza a noite da ultima ceia em que Jesus lava os pés dos discípulos e é capturado pelos mal feitores traído por Judas e negado por Pedro. Nesse dia o coroinha trabalha mais sua obrigação de preparar a bacia para o lava pés e o local com que Jesus vai no final da missa (sem a benção final) o coroinha deve proceder normalmente até o lava pés e o momento que  a igreja é desnudada.


Lucas A. E.

domingo, 31 de março de 2013

Fogo do Espirito Santo


Pentecostes

Depois de passado os  47 dias de quaresma e semana santa agora começa os cinquenta dias até  o domingo de pentecostes. Esses cinquenta dias no presbitério fica o Círio pascal. É necessário que ele fique presente no qual, até mesmo porque PENTECOSTES simboliza paz, fogo, Espírito Santo. É a decida do Espírito Santo nos seus profetas, o dia litúrgico ocorre geralmente no domingo após a Ascensão de Jesus Cristo. Os judeus ficarão com medo e não se manifestaram pregando o evangelho, e por isso Jesus mandou labaredas de fogo sobre eles elas são o Espírito Santo. As labaredas de fogo descem sobre eles e depois eles iniciarão ima oração em línguas um dos dons do Espírito Santo. 

EdiçãoArthur A. N. 

Revisão: Lucas A. E.

Fotografia: Vinicius  

terça-feira, 26 de março de 2013

Semana Santa

Sexta feira da paixão:

 É um dia que não se usa coroinhas, mas e ótimo quando o coroinha esta presente na missa e celebração alias todos devem reservar um ou mais dias da semana para Deus.


Sábado de aleluia

É o dia em que Jesus ressuscitou e nós comemoramos, é dia que se usa turíbulo e sino. Normalmente começa em um lugar apropriado fora da igreja, com uma fogueira acesa o padre salda o povo faz-se a primeira leitura depois o padre ascende o círio pascal na fogueira abençoada por ele e coloca as hastes no círio (vela ao lado):

Fotografia: 
Luis Felipe R.
Contexto: Vinicius
Texto: Arthur A.
Revisão: Lucas A.

Sete palavras de Jesus na cruz.

 


O que são "sete palavras de JESUS na cruz"?
São todas as frases que Jesus disse ao ser pregado na Cruz. Vamos as ver a baixo:

"Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem"Em quanto ele sofria na cruz ele lembrou de todos os pecadores deste mundo e disse...

"Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso".
Disse isso quando um dos mau feitores o pediu que lembrasse dele: Mesmo que achamos que Deus nos abandonou e que fizemos muitas coisas de errado estamos sempre com deus os arcanjos e virgem maria nos apoiando sempre no nosso lado.

"Mulher, eis aí o teu filho. Filho eis aí a tua Mãe!"
A partir daí que maria torna nossa mãe quando Jesus disse isso a Pedro. temos que suplicar a maria e respeita-la como mãe das nossa mãe.


 "Tenho Sede!"
Temos que ter sede de Deus...
Jesus disse isso e os homens que o sacrificavam o deu vinagre. Muitas das vezes na nossa vida demos vinagre a quem nos pede água. temos sempre que ser humilde com as pessoa  se sempre os da o que tiver em nosso alcance DE O QUE VOCÊ TEM DE MELHOR!!!
"Eli, Eli, lema sabachtani?
Que se diz: eli eli lemá sabaquitani que significa Meu Deus, Meu Deus por que me abandonastes?
Nunca Nunca Deus irá te abandona tenha isso em mente.
"Tudo
está consumado!"
Tudo estará consumado quando tirarmos as coisas ruins do mundo.
"Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!"
Quando Jesus disse isso ele inclinou a cabeça e fechou os olhos ele se entregou no Espirito....


Direção Gráfica;Arthur A. N

Texto:Luis Felipe R., Arthur A.

Revisão: Lucas A. E. 

Fotografia: Daniel A.